Atividades da Semana da Pátria 2023 iniciam em São Luiz Gonzaga

A sexta-feira (1º) foi marcada pelo início das atividades alusivas à Semana da Pátria 2023. Devido à chuva, a solenidade de abertura ocorreu no Ginásio J.B. Loureiro, e contou com a presença de autoridades civis e militares, de representantes das escolas, estudantes e da comunidade são-luizense.

A solenidade iniciou com o acendimento da Pira da Pátria. Após, foi realizada a leitura do histórico dos homenageados da Semana da Pátria 2023. Nesse ano, o tema escolhido no município foi “Trabalho, cidadania e voluntariado”, representado pela professora Marfisa Moreira Romero e pelo advogado Arlindo Lengert. Na ocasião, a professora Marfisa foi representada por sua filha, a também professora Ana Lúcia Moreira Rebolho. A solenidade também contou com a presença dos familiares do advogado Arlindo Lengert, os quais foram ressaltados pelo homenageado como grandes apoiadores do trabalho voluntário que desenvolveu ao longo dos anos.

O prefeito Sidney Brondani e o comandante do 4º RCB, tenente-coronel Diego Morais Duarte, entregaram aos homenageados quadros em agradecimento ao trabalho desenvolvido em prol da população. Também durante a solenidade, os alunos da EMEI Ana Paulina apresentaram duas coreografias em homenagem à pátria.

PROGRAMAÇÃO – As atividades da Semana da Pátria 2023 são coordenadas pelo 4º RCB, Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE) e Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTC). Em 2023, as homenagens nacionais do desfile cívico-militar serão ao “Centenário do falecimento de Rui Barbosa – o águia de Haia”. No Estado, as comemorações irão lembrar o “Centenário da Revolução de 1923 – Revolução Assisista”. Confira a programação no município:

5 de setembro

Descentralização do arriamento do pavilhão nacional no Instituto Estadual Rui Barbosa

Local: Instituto Estadual Rui Barbosa

6 de setembro

Descentralização do hasteamento do pavilhão nacional na EMEF Boa Esperança

Horário: 8h30min

Local: EMEF Boa Esperança

7 de setembro (quinta-feira)

Desfile Cívico-Militar

Local do desfile: Rua Venâncio Aires

Concentração e dispersão: conforme o croqui divulgado pela SEMEDE, disponível no link https://shre.ink/2JRt